Motivar sua equipe: 9 maneiras super eficazes
October 10, 2016
Show all

Liderança Transformadora: a VERDADEIRA liderança!


Reflita agora comigo, uma constatação importante sobre liderança: Já observou que existem líderes que TODOS respeitam de verdade? A resposta está na Liderança Transformadora. Vamos conhecê-la?

 

Em primeiro lugar lembre-se: na empresa em que você trabalha, conhece aquele gestor ou gestora, que é querido e respeitado por seus subordinados, por seus pares, e mesmo por aqueles que não trabalham com ele?

Por outro lado, todos conhecemos pelo menos um exemplo nas organizações que trabalhamos de líderes que parecem não “engatar”, correto? Suas equipes têm alta rotatividade, os resultados não são bons, por vezes até decepcionantes…

Então, a pergunta que não quer calar:

  • O que os líderes bem-sucedidos fazem, QUE OS OUTROS LIDERES NÃO FAZEM?

Vamos começar a “destrinchar”, este assunto. Para começar, líderes assim bem-sucedidos, tem sempre em mente o propósito de seu trabalho. E fazem questão de reforçar este propósito com suas equipes. Além disso, eles sabem que são modelos para sua equipe e por isto fazem questão de demonstrar integridade em todas as relações de trabalho.

Líderes assim são líderes TRANSFORMADORES. E um líder transformador é aquele que é exigente com sua equipe estabelecendo metas e objetivos desafiadores, mas ao mesmo tempo é capaz de exemplificar a equipe “colocando a mão na massa” para mostrar o que esperam.

Neste Artigo, vamos detalhar o que é Liderança Transformadora, e como de foram rápida você pode se tornar um Líder transformador.

O QUE É LIDERANÇA TRANSFORMADORA?

Este conceito foi inicialmente introduzido por um especialista em liderança, James McGregor em seu livro de 1978, “Leadership”. Neste livro ele definiu que “Liderança Transformadora é um processo no qual os líderes e seguidores ajudam uns aos outros a avançar para um nível mais elevado de moral e motivação.”

Mais tarde em 1985, Bernard M. Bass ampliou o conceito de Liderança Transformadora. De acordo com seu livro “Leadership and Performance Beyond Expectations”, o líder transformador:

  • É um modelo de integridade e justiça.
  • Define metas claras.
  • Tem grandes expectativas para a equipe e para si.
  • Incentiva os outros.
  • Dá apoio e reconhecimento.
  • Agita as emoções das pessoas.
  • Inspira pessoas a olhar objetivos além dos próprios interesses.
  • Inspira pessoas a ultrapassar seus limites.

O mais interessante é que mais de 25 anos depois do livro de Bass, liderança transformacional é ainda o conceito mais moderno e importante de liderança, e apontado também como o mais eficaz para a gestão de negócios. Várias literaturas de mercado atuais dedicam-se  a explorar este tema, basta procurarmos!

COMO SE TORNAR UM LÍDER TRANSFORMADOR?

Liderança Transformadora

 

A partir das ideias de Bass, e de pesquisas em fontes sobre o tema, organizei um processo para apontar o caminho para que você se torne um líder transformador. O processo se divide nos seguintes passos:

  1. Estabelecendo a visão positiva de futuro.
  2. Engajando as pessoas para envolvimento, entendimento e entrega da visão positiva de futuro.
  3. Gerenciando a visão positiva de futuro.
  4. Construindo relacionamentos fortes com a equipe.

Nota: Ao estabelecer este processo, não sigo à risca a lista que Bass estabelece em seu livro. Ao invés disso procurei resumir em passos claros, de fácil entendimento e voltados para implantação prática.

Siga estas etapas e use as ferramentas que vou apresentar para desenvolver suas habilidades de liderança transformadora.

Passo 1: Estabelecendo a “Visão Positiva de Futuro”.

Pessoas são motivadas por causas, por engajamentos, por sentirem-se parte de algo que seja positivo e maior. Pessoas gostam de se sentir fazendo parte de causas nobres e que fazem sentido.

Desta forma é claro que as pessoas precisarão de uma razão nobre para seguir sua liderança. É por isto que você precisa criar, e divulgar uma visão positiva de futuro para sua equipe.

Porque você levanta de manhã para realizar o que você realiza todo dia?

Qual é a sua motivação verdadeira, o que torna sua causa nobre ao ponto de fazê-lo ter forças para trabalhar?

Pois a sua visão positiva de futuro, deve definir para você e para sua equipe exatamente a finalidade de sua área existir, a resposta a todas estas perguntas que realizei acima.

Como estabelecer uma visão positiva de futuro

  • Compreender os valores dos seus liderados.
  • Elaborar a Missão e Visão de Sua área.

Meu próximo artigo será exatamente ensinando como descobrir e compreender os valores de seus liderados, você poderá estudar este artigo, seguir os passos que estabelecerei e rapidamente vai compreender os valores que norteiam seus colaboradores.

Além de compreender os valores de seus liderados você precisa elaborar a “MISSÃO E VISÃO” de sua área. Assim como fazemos quando estabelecemos uma gestão estratégica para empresas, estabelecer a gestão estratégica por escrito de sua área começando por sua missão e visão, dará um novo sentido a sua liderança. É necessário que você cumpra esta etapa para de posse destas informações, as utilize para entre outras coisas traçar um paralelo com os valores de sua equipe.

Estabelecer a Missão e visão de sua área é o primeiro passo, a base de todo o trabalho que fará para inspirar sua equipe e , fazê-los entender onde está indo e porquê.

Passo 2: Engajando as pessoas.

O próximo passo é falar sobre a visão positiva de futuro muitas vezes. Ela precisa ser lembrada nas reuniões de acompanhamento (você faz reuniões periódicas de acompanhamento, certo?), precisa estar vinculada as metas e tarefas das pessoas para dar contexto a suas atividades e ajudar as pessoas a ver como podem contribuir para a realização

Além de divulgar amplamente a visão positiva de futuro, os líderes transformadores sabem que nada de significativo acontecerá se eles realmente não encorajarem suas equipes! Então esteja certo de que você está praticando os diferentes tipos de motivação e inspirando sua equipe para entregar o seu melhor.

Dica: se você for aquele gestor que só está interessado em ajudar a si mesmo, não vai inspirar ninguém.

Passo 3: Gerenciando a visão positiva de futuro.

Somente estabelecer uma visão e não usá-la é caminho certo para não concretizar. A visão de futuro precisa se tornar uma realidade. Muitos líderes estabelecem uma visão positiva de futuro mas cometem o erro de não trabalhar duro para concretizar e entregar esta visão.

Para gerenciar a entrega de sua visão, você precisa ter uma combinação eficaz de todas as metas e entregas de sua equipe.

Comunicar papéis e responsabilidades de cada pessoa de forma clara, e conectá-los a seus planos

é um bom plano para engajar a equipe e fazer acontecer. Todos devem entender completamente pelo quê eles são responsáveis , e saber também como você vai medir o seu sucesso do trabalho. Em seguida, defina metas claras, sugiro a metodologia SMART. Uma dica “pulo do gato:” inclua alguns objetivos de curto prazo que vão ajudar as pessoas a alcançar vitórias rápidas, e assim ficarão motivadas e dispostas para os desafios maiores. Priorize gerir por objetivos.

Construir uma forte auto disciplina

não pode se deixar abater, precisa ter resiliência, dar um bom exemplo para a equipe. Precisará ter esta força principalmente quando a equipe é afetada por atrasos e dificuldades. É neste momento que você exemplifica que o sucesso, se obtém na persistência. Ou você não credita nisto?? Além disso, esteja bastante acessível durante o dia. Pode parecer algo banal mas não é. Caminhe pela área, converse com as pessoas, pergunte como estão indo. Esta é uma técnica ideal para líderes transformadores, porque ajuda você a ficar conectado com as atividades diárias, e permite-lhe responder a perguntas que possam surgir.

Dica: Uma comunicação clara é essencial para a liderança transformadora.

Tire um tempo para se certificar de que suas comunicações são ouvidas e compreendidas. Dê feedback´s claros, regulares e periódicos, para que sua equipe saiba exatamente como está indo e o que você quer.

Passo 4: Construindo relacionamentos fortes com a equipe.

Um líder transformador precisa ser um exemplo de integridade, inspirando seu time. Não significa que um líder transformador não erre, mas sua postura é diferente até mesmo diante de seus erros, e é por isto que a equipe tem nele alguém em que podem confiar, contar e seguir.

Para ser um líder transformador, você precisa concentrar a atenção em sua equipe e se esforçar dia a dia para ajudá-los a alcançar seus objetivos e sonhos profissionais (e porque não pessoais, se for possível).

São inúmeras as formas de estabelecer relacionamento fortes com sua equipe.

10 formas de estabelecer relacionamentos fortes com a equipe

  1. Agir de forma justa com todos os membros de sua equipe;
  2. Ter consciência de seu papel no desenvolvimento das pessoas;
  3. Dar feedbacks informais no momento em que as situações acontecerem, sigilosos ou abertos, de acordo com a situação;
  4. Dar feedbacks periódicos fomais, alinhados com o plano de desenvolvimento estabelecido para seu colaborador!
  5. Realizar reuniões periódicas de equipe onde mostre claramente onde quer chegar;
  6. Realizar reuniões periódicas de acompanhamento individual;
  7. Estar disposto e acessível a todos durante o dia. 80% do tempo do líder deve ser interagindo com seus liderados!
  8. Estimular na equipe um senso de cooperação diminuindo a competitividade;
  9. Reconhecer e elogiar publicamente os acertos e bons comportamentos, para a equipe e para o gestor superior, se for o caso;
  10. Delegar poder a equipe, naquilo que for possível para que eles sintam-se seus parceiros na gestão da área.

Lembre-se

liderança é um processo de longo prazo, e que, como líder, você precisa trabalhar constantemente para construir relacionamentos, ganhar a confiança e ajudar sua equipe a crescer como indivíduos.

Você conhece sua equipe, sabe onde eles querem chegar? Como querem estar daqui a 5 anos? Qual o seu papel como líder para ajudá-los a atingir seus objetivos? Um líder transformador, procura responder estas questões .

Também é muito importante construir a confiança de sua equipe sendo honesto e aberto ao diálogo. Use ferramentas de autoconhecimento para mostrar a equipe informações sobre você. Eu recomendo a realização de sessões individuais ou em grupo de coaching de liderança.

Agende uma entrevista comigo, conheça meu método de desenvolvimento de liderança e transforme-se em um líder transformador: contato@anacristinasilva.com.br.

Por último, reservar um tempo para treinar sua equipe. Quando você os ajuda a encontrar suas próprias soluções, você não só cria uma equipe qualificada, mas também reforçar a sua autoconfiança e a confiança da equipe em você.

O que aprendemos neste artigo:

Os líderes transformadores inspiram grande lealdade e confiança em suas equipes e por isto atraem e conquistam verdadeiros seguidores em seus times. Eles têm grandes expectativas, e eles inspiram seus times para alcançar suas metas.

Você pode se tornar um líder transformacional, seguindo estes passos:

  1. Estabelecendo a visão positiva de futuro.
  2. Engajando as pessoas para envolvimento, entendimento e entrega da visão positiva de futuro.
  3. Gerenciando a visão positiva de futuro.
  4. Construindo relacionamentos fortes e de confiança com a equipe.

Como resultado, sua equipe agradece!

Tenha em mente que, para ter sucesso como um líder transformacional, você vai precisar trabalhar suas próprias habilidades, portanto, reserve tempo e espaço para seu desenvolvimento pessoal.

Até a próxima!!

Ana Cristina

Coach de Liderança


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *